Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Portugal - Ikaros-Hemera quer fechar ano com facturação de seis milhões de euros

Fundada em 2011, a Ikaros-Hemera chegou ao mercado português com o objectivo de implementar sistemas fotovoltaicos exclusivamente para clientes empresariais. A empresa resulta de uma joint-venture entre a belga Ikaros Solar e a Hemera Energy, especialista em soluções de produção energética descentralizada chave-na-mão. O objectivo para este primeiro ano completo de actividade é chegar a uma facturação de seis milhões de euros e uma potência instalada de três a quatro MW.

Apesar da actual conjuntura económica, o director-geral da Ikaros-Hemera, Duarte Sousa, sublinha as potencialidades do mercado nacional. «O interesse da Ikaros em Portugal prende-se, sobretudo, com a abundância do recurso [sol] e com a abertura da legislação», decorrente das licenças atribuídas à minigeração, explica, lembrando ainda que o mercado business-to-business não tem sido aproveitado no sector fotovoltaico nacional.

A empresa está a apostar, sobretudo, em sistemas com uma dimensão entre 100 e 250 KW. Até agora, os principais projectos estão ligados a fundos imobiliários. «É um investimento atractivo para os clientes. A instalação dos sistemas fotovoltaicos permite valorizar os edifícios e conseguir rentabilidades superiores», adianta o gestor. Além da instalação do sistema, a empresa assegura a manutenção e monitorização do projecto, assim como a garantia de performance do equipamento. Ou seja, se o sistema não produzir o que está estimado, a Ikaros-Hemera paga ao cliente a diferença.

Para o futuro, estão já equacionadas novas áreas de negócio: a distribuição de equipamento fotovoltaico e a exploração de sistemas em espaços arrendados. No entanto, Duarte Sousa realça que ainda é cedo para avançar com datas certas para a expansão da área de negócios. «É necessário esperar pela conjuntura certa», afirma.

Sem comentários:

Enviar um comentário