Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

MICRO-GERAÇÃO 2012

   Amigos, a venda de energia à rede eléctrica para sistemas de baixa tensão, para clientes domésticos ou empresariais, com contratos de electricidade em regime de BTN com qualquer um dos agentes operadores de energia do mercado (EDP, IBERDROLAou ENDESA) é denominada de micro-geração.

  A microgeração é vista como um investimento financeiro a longo prazo (contrato de venda de energia, em regime bonificado, a 15 anos) com um retorno de investimento, em média, entre 6 a 8 anos.

  A venda do kW de energia é efectuada a um valor mais elevado do que aquele a que adquirimos, possibilitando assim o retorno do investimento.

  Um sistema de microgeração (consoante a potência contratada e o consumo efectivo do cliente) pode rondar em média os 10.000€ a 15.000€. A qualidade dos painéis solares e do resto dos componentes faz com que haja esta diferença de preços.

  Assim sendo, antes de entrar num investimento desta envergadura, contacte meia dúzia de agentes instaladores no mercado nacional (basta uma pesquisa pela net com a tag "microgeração" e encontra-os facilmente) e solicite preços e características dos produtos. Tenha em atenção a garantia do painel fotovoltaico e a manutenção (tendo o investimento retorno entre 6 a  8 anos, atenção a garantias de 5 anos, podem ser um risco!).

  Por outro lado, dirija-se ao seu banco (no caso de estar a pensar pedir um empréstimo bonificado para a instalação da microgeração) e solicite condições de financiamneto a 10 anos para o mesmo e a possibilidade de o integrar no seu crédito à habitação (no caso de o ter). Assim, em vez de pagar o sistema a 10 anos, pode pagá-lo englobado no pagamento da sua habitação e aproveitar quaisquer vantagens que tenha no mesmo em relação aos juros.

  Para mais informações sobre este tipo de investimento podem ir ao site http://www.portal-energia.com/ ou pesquisar em links dos agentes instaladores como é o caso deste da EDP http://www.microgeracaoedp.com/saiba-mais-sobre-a-microgeracao

  Bom investimento!

  Cpts

Sem comentários:

Enviar um comentário