Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

SABIAS QUE (Lampadas incandescentes)


  O uso de iluminação incandescente E27 e E14 (lampadas de bolbo com casquilho grosso e fino respectivamente) está a ser descontinuada. Até ao fim de 2012 a produção deste tipo de iluminação vai acabar.

  A solução passa pelo uso de lampadas fluorescentes compactas (vulgo economizadoras) ou LED.

  Um dos erros que vejo ser feito no dia a dia (muito por falta de informação) é a maneira como se converte a potência de incandescente para LED ou fluorescente compacta.

  Como cerca de 80% da potência da lampada incandescente é transformada em calor e não em luz, podemos dizer que só 20% da potência é traduzida em luz.

  Teoricamente, pegando numa incandescente de 60W, só 12W é traduzido em luz e os restantes 48W em calor. Se tivessemos uma iluminação que não transformasse a electricidade em calor (com um aproveitamento de 100% electricidade-luz) bastaria a esta ter 12W!

  O LED e a fluorescente compacta têm ambas a vantagem de ter uma baixa percentagem de transformação electricidade-calor logo o valor de ambas, para substituir esta incandescente, será um valor um pouco superior a 12W. Um LED de 13 a 14W era recomendável e uma fluorescente compacta de 16 a 18W tambem.

  Fica para outra ocasião a questão da "temperatura da cor" (já repararam que para o mesmo tipo de lampada há umas com um tom amarelado, outras mais claro e umas com um tom frio) e dos "lumens" (unidade internacional que mede a intensidade da luz e serve de referencia para comparar diferentes lampadas em relação à luz que produzem).

  Cpts.

PS: No caso de quererem fazer-me chegar questões sem ser pelo blogue podem usar o meu mail pessoal m_cervei_ra@hotmail.com e responderei por ordem de chegada e em tempo útil.

  Marcos Cerveira

1 comentário: